NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 13 dia(s)

Jaguaretama terá eleição suplementar para suplentes do Conselho Tutelar.

Jaguaretama terá eleição suplementar para suplentes do Conselho Tutelar. A Prefeitur [...]

#Emprego Há 16 dia(s)

Concurso Público de Jaguaretama - Confira os locais de prova!

Atenção Concurseiros, a data da prova do Edital n. 001/2024 está se aproximando e, hoje, [...]

#Administração Há 17 dia(s)

Sorteio de prêmios: IPTU Premiado 2023

Sorteio de pre^mios: IPTU Premiado 2023 A Prefeitura Municipal de Jaguaretama, por [...]

#Cultura Há 27 dia(s)

Paixão de Cristo de Jaguaretama - 10 anos

10ª edição da Paixao de Cristo de Jaguaretama Dia 29 de marc¸o de 2024, aconteceu o [...]

#Cultura Há 34 dia(s)

JAGUARETAMA CUMPRE TODOS 0S REQUISITOS E RECEBE CERTIFICADO DE INTEGRAÇÃO AO IB-SIEC 2024

A Gestão Municipal de Jaguaretama, tem a grata satisfação de, mais uma vez, cumprir toda [...]

#Esporte Há 47 dia(s)

2° Pedal da Mulher Jaguaretamense

2° Pedal da Mulher - Em alusão ao dia da mulher Jaguaretamense. #pedal #mesdamulher [...]

#Cultura Há 54 dia(s)

COMENDA MULHER DE GARRA JAGUARETAMENSE 2024

Entrega da COMENDA MULHER DE GARRA JAGUARETAMENSE 2024 A COMENDA MULHER DE GARRA tr [...]

#Município Há 54 dia(s)

Mês da Mulher Jaguaretamense

Chegamos no mês de Março, o mês do Dia Internacional Da Mulher, e a Prefeitura Municipal [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito