CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 21/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO + Investimentos para Jaguaretama!

+ Investimentos para Jaguaretama!

A Prefeitura Municipal, através do Prefeito Glairton Cunha, está preparada para realizar a entrega de uma máquina perfuratriz à população nesta terça-feira, a partir das 19 horas, na praça da Câmara Municipal.

Essa máquina perfuratriz, ao ser integrada aos recursos municipais, traz consigo uma série de notáveis benefícios ao município.

Vamos juntos prestigiar os avanços significativos para Jaguaretama com muito forró e alegria. Não perca!

#Agricultura 15/02/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Garantia Safra 2022/2023

Política pública criada em 2002, o Garantia Safra assegura benefício social de uma renda mínima, por tempo determinado, aos agricultores familiares em caso de perda da safra no contexto da seca ou excesso hídrico. A adesão é realizada anualmente em parceria com municípios, Estado e a União, por meio do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa).

O secretário Hélder Pinheiro defendeu que a prioridade é apoiar os trabalhadores e trabalhadoras rurais e garantir segurança alimentar. "Na agricultura é a natureza que decide a hora de começar ou parar de trabalhar. A perda de safra para nós do Nordeste é muito comum com a seca, já no Sul é geada e em diversas regiões são as enchentes. Isso gera um grande problema para os agricultores e para o País. O município de Jaguaretama está investindo um total de R$ 77.328,00 (setenta e sete mil, trezentos e vinte oito reais), nessa essa ação, que tem a colaboração de Estado, União e agricultores. Efetivamente, esperamos não poder não precisar usar. A previsão é de boas chuvas, portanto estamos nos preparando para anos futuros", afirmou.

O Agricultor Luiz Alves Carneiro, que planta milho e feijão, disse que o seguro deixa o coração mais tranquilo. "A chuva já está caindo. Estamos otimistas, com expectativa de bom inverno para todos nós, para termos alimentos".

O prefeito Glairton Cunha complementou que "essas ações fortalecem cada vez mais a nossa agricultura, dando independência ao homem do campo e esperança de dias melhores para todos. Isso também faz com que filhos dos agricultores permaneçam na terra dos pais".

#Agricultura 04/07/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Inauguração do Abatedouro Público de Jaguaretama

Aconteceu nesse sábado (02/07) a inauguração do Abatedouro Público de Jaguaretama Manoel Saldanha.

O evento contou com a presença do Prefeito Glairton Cunha, Primeira Dama Conceição Bezerra, Secretários, Vereadores, filhos do homenageado e demais populares.

Com o objetivo de cumprir com funções importantes, seja no apoio para o desenvolvimento da nossa agropecuária, o Abatedouro Municipal vem também como um instrumento fomentador de saúde pública. Ressaltamos sua instalação com equipamentos modernos, ágeis e eficientes. O novo abatedouro tem uma estrutura diferenciada com alta funcionalidade, produtividade e qualidade.

#jaguaretama6anos #aforçadonovocomopovo #otrabalhocontinua

#Agricultura 11/06/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO 3º Encontro dos Agropecuaristas de Jaguaretama

Aconteceu nessa sexta-feira (10) a abertura oficial do 3º Encontro dos Agropecuaristas de Jaguaretama. O evento, com apoio oficial da @jaguarleite, @agro.tama e Prefeitura Municipal, está sendo realizado neste final de semana e busca reunir os amigos e trabalhadores da agropecuária.

O Prefeito Glairton Cunha ressalta a grande importância deste movimento para a economia do município.

#aforçadonovocomopovo #otrabalhocontinua

#Agricultura 09/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Dia de Campo 2022 | Jaguaretama

#DiadeCampo | Evento de Dimensão Estadual em Jaguaretama.

Na útima sexta-feira (06) aconteceu em Jaguaretama, no Parque de Vaquejada Elier Rodrigues (Eudes Rodrigues), um extraordinário evento denominado "DIA DE CAMPO", organizado pela Prefeitura Municipal, Capritama, Cooprivale e a Universidade Estadual do Ceará - UECE, com objetivo de difundir a caprinocultura de leito nos âmbitos local, regional e estadual, com foco no melhoramento genético como principal ferramenta a reprodução programada. Registra-se que, atualmente, Jaguaretama é beneficiada com dois programas ligados a política de apoio à caprinocultura do leite, através do Banco do Nordeste, sendo o prodeter caprino leiteiro e rota do leite.

O evento contou com ínúmeros produtores de leite de cabra de Jaguaretama e de vários municipios, tais como Iguatu, Banabuiú, Júcás, Cedro, São João do Jaguaribe, Limoeiro do Norte, etc. Bem como diversas representações de entidades civis e governamentais, com destaque para vários sindicatos de produtres rurais, associações ligadas à caprinocultura, a Associação Brasileira de Criadores de Caprino - ABCC (Profa. Ana Paula), EMBRAPA (Prof. Olivardo Facó), Sistema FAEC - SENAR, Banco do Nordeste, ADAGRI, Instituto iarte, Sebrae, SDA (Márcio Peixoto), IFCE Limoeiro, com as participações de duas professoras e 30 (trinta) alunos dos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos e Técnicos em Agronomia, pela UECE, Prof. Altemar Muniz, etc.

Por Jaguaretama, destaca-se que a organização geral do evento ficou a cargo do diretor de Empreendedorismo - Filadelfo (Filó), pela Capritama - Coprivale, o Presidente Ubiracir da Silva; Secretário de Governo e Gestão, Jurailson Brito, representando o Prefeito Glairto Cunha; o Secretário de Agricultura e Pecuária, Helder Pinheiro; o Sindicato dos Produtores Rurais, Dr. Expedito Diogenes; o STTR de Jaguaretama, Evandira Melo, Ex Secretário Eudivan Silva, o vereador Erivaldo Brito, etc.

A figura central do evento girou em torno da pessoa do veterinário Professor José Ferreira Nunes, pesquisador renomado da EMBRAPA e UECE responsável pelos estudos e materialização do pioneiro do Projeto de Leite de Cabra com Água de Côco - ACPLACTE, com reais pespectivas de ser implantado no municipio de Jaguaretama, o que ensejará investimento de elevado porte financeiro.

#aforçadonovocomopovo

#Agricultura 05/04/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO PAGAMENTO GARANTIA SAFRA

Atenção, Agricultor(a)! O pagamento referente a 1ª parcela do Programa Garantia Safra foi efetuado nesta terça-feira (05/04).

Compromisso com o agricultor jaguaretamense!

#Agricultura 04/02/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Cerimônia de Posse dos novos Secretários.

Nessa quinta-feira, 03/02, aconteceu na sede da Secretaria de Agricultura a cerimônia de posse dos novos Secretários de Agricultura, Pecuária e Apoio Comunitário, Sr. Fco. Helder Pinheiro e do Meio ambiente, Pesca e Recursos Hídricos, Sr. Wellington Brito, sob a coordenação do Prefeito Glairton Cunha, com a participação de Vereadores, Secretários Municipais, Ex-Prefeitos e representantes de entidades comunitárias ligados ao setor da agropecuária, da pesca e outros segmentos.

Na oportunidade, o Prefeito destacou os programas, ações e políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos dois setores, bem como os que estão previstos a serem implantados em breve. Ressaltou ainda a competência, experiência e o compromisso dos novos Secretários empossados, cada um na sua área de atuação, que tens muito a contribuir para o desenvolvimento do município.

#jaguaretama6anos #aforçadonovocomopovo #otrabalhocontinua

#Agricultura 18/01/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Calendário de entrega de sementes | Hora de Plantar 2022

A Prefeitura Municipal de Jaguaretama, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Apoio Comunitário, em parceria com o Governo do Estado e o Escritório local da Ematerce, comunica aos agricultores locais contemplados no cadastro das sementes para a Safra 2022 que a partir de segunda-feira, dia 24 de janeiro, iniciará a distribuição das sementes.

Em virtude do Decreto Estadual N° 34.509 de 05 de janeiro de 2022, e diante do aumento de casos da Covid-19 no município de Jaguaretama, somados aos inúmeros casos de pessoas infectadas com doenças respiratórias, a entrega das sementes será feita conforme calendário de atendimento, na Sede da Secretaria de Agricultura situada a Rua Tristão Gonçalves N 275 - Centro.

Este ano serão entregues 5.890 kg de sementes (milho e sorgo), além de raquete de Palma Forrageira e Maniva, beneficiando mais de 600 agricultores cadastrados no programa.

Reforçamos a obrigatoriedade de apresentação do Cartão de Vacina e uso de máscara.

#Agricultura 14/12/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO PAGAMENTO GARANTIA SAFRA

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Apoio Comunitário, comunica aos Agricultores e Agricultoras de Jaguaretama que será disponibilizado o recurso para pagamento do Garantia Safra de 2020/2021.

- Calendário de pagamento iniciando no dia 10/12/2021 (Conforme Calendário de pagamento do Auxílio Brasil);

- Até o momento foram contemplados 690 Agricultores. (CONFIRA A RELAÇÃO NO LINK);

- Pagamento em parcela única.

Vale ressaltar do compromisso e empenho do Prefeito Glairton Cunha com o homem do campo, estando com o município apto através do Termo de Adesão e pagamento das parcelas (em dias) que compete a prefeitura.

"Quando olhamos o Garantia Safra temos que manter um olhar do ponto de vista sistêmico centrando a visão a partir do nosso agricultor e entendendo que esses recursos são fundamentais para fazer circular a economia dos municípios do interior cearense", argumenta o Prefeito Glairton Cunha.

O Garantia-Safra tem como objetivo garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que residam em regiões sistematicamente sujeitos à perda de safra, por razão de estiagem ou enchente. Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%.

- Para dúvidas, entrar em contato em: (88) 98186-0042

#Agricultura 19/11/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO JaguArt Couros participou do 2º Encontro dos Amigos da Agropecuária de Jaguaretama.
#Agricultura 18/11/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Entrega de 115 títulos de propriedade rural aos agricultores familiares de Jaguaretama.

Nesta quinta-feira (18) a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Apoio Comunitário em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) por meio do IDACE realizou a entrega de uma nova etapa do Programa de Regularização Fundiária do Governo do Ceará, em Jaguaretama. Foram entregues 115 títulos de propriedade rural aos agricultores familiares do município.

O Programa de Regularização Fundiária está presente atualmente em 136 municípios cearenses, tendo titulado pouco mais de 100 mil imóveis rurais e beneficiado umas 120 mil famílias.

Participaram da solenidade o secretário executivo da SDA, Carlos Bezerra, o Superintendente Regional do INCRA no Ceará, Luís Fernando; o Prefeito Glairton Cunha; a Superintendente adjunta do IDACE, Gracinha Pedrosa; a Presidenta do STTR Evandira Melo, o chefe de gabinete Jurailson Brito, o Secretário Municipal da Agricultura, Wellington Brito; vereadores e lideranças locais.

#jaguaretama5anos #aforçadonovocomopovo #otrabalhocontinua

#Agricultura 09/11/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa no ano de 2021 - MÊS NOVEMBRO

A campanha de vacinação contra febre aftosa no ano de 2021, que atende nesse momento pela segunda etapa, busca em mais uma etapa, preconizar a vacinação de nosso rebanho bovino abaixo de 24 meses. É importante a consciência e assiduidade dos produtores Jaguaretamenses, para que possamos aumentar nosso índice de vacinação e no futuro breve, possamos sair de Livre de Aftosa com vacinação, para Livre de Aftosa sem vacinação. Não deixem para a última hora!

#febreaftosa

#Agricultura 15/10/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Formalização do PROGRAMA + PECUÁRIA BRASIL

O Secretário de Agricultura Wellington Brito na manhã desta quinta-feira (14/10) se fez presente na Fazenda Normal, Município de Quixeramobim, para participar da formalização do PROGRAMA + PECUÁRIA BRASIL, onde beneficiará produtores inseridos no Grupo de Agricultores Familiares de nosso Município. Para o prefeito Glairton Cunha, está inserido em um projeto desse cunho e sendo um dos primeiros Municípios a iniciarem as atividades é sinônimo de que o trabalho realizado na atual gestão, chancela as ações desenvolvidas por nossa Secretaria de Agricultura.

#jaguaretama5anos #aforçadonovocomopovo #otrabalhocontinua

#Agricultura 15/10/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO I SEMINÁRIO DE VALORIZAÇÃO DO QUEIJO COALHO IG JAGUARIBE

Estiveram presentes no I SEMINÁRIO DE VALORIZAÇÃO DO QUEIJO COALHO IG JAGUARIBE, o Prefeito Glairton Cunha, o Secretário de Agricultura Wellington Brito o Assessor Vanclebe Vieira, o Secretário de Infraestrutura Abílio Xavier e o vereador Vinicius de Lourival. O momento em especial era dedicado aos estabelecimentos que trabalham com queijo em nosso Município, onde tratou-se de assuntos pertinentes a Indicação Geográfica de nosso Queijo Coalho, onde teremos a possibilidade de agregarmos valor e termos o espaço no mercado nacional. Agradecemos a todos que contribui para a realização do evento, em especial o Sebrae que atua em nosso município em diversas esferas da administração pública.

#Agricultura 28/09/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Equipe da Adagri faz visita à sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

No último dia 28 de Setembro a equipe da Adagri composta pelo Médico Veterinário Douglas Carpegiany, os Fiscais Agropecuário Carlos Sérgio e Assis Maia esteve presente na Secretaria de Desenvolvimento Rural Meio Ambiente e Apoio Comunitário com o objetivo de realizar a regularização de várias Propriedades Rurais, bem como o Produtor Rural. O serviço sete importante órgão é estendido em nosso município por meio do Escritório de Atendimento à Comunidade em que na qual é desempenhado pelo Sr. Vildemar Pinheiro e a Sra Alane Ferreira que diariamente realizam os trabalhos de atendimento, emissão de GTA's, Cadastros Diversos e Emissão de Fichas Sanitárias, bem como total suporte as Campanhas de Vacinação da Febre Aftosa. Estava presente no momento o Assesor Vancleber Vieira que com ações pontuais mobilizou parte dos produtores que necessitavam deste momento e o Secretário Wellington Brito que julga de muita valia e importância a presença deste importante órgão estadual em Jaguaretama, haja vista a quantidade de rebanho cadastrado, bem como a produtividade dos mesmos, o que reforça ainda mais a importância de desenvolver a pecuária em nosso Município.

#Agricultura 30/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Inauguração da Passagem Molhada do Belo Horizonte, Bianôr Silveira de Medeiros.

Dando continuidade a entrega de benefícios às comunidades da zona rural, nesta quinta-feira, 26 de agosto de 2021, às 17h, a administração inaugurou a Passagem Molhada do Belo Horizonte, que leva o nome do Pecuarista Bianôr Silveira de Medeiros, equipamento que regulariza o tráfego da estrada da ribeira do Banabuiú, permitindo o escoamento da produção de leite e da agricultura familiar da região. O evento contou com a participação de alguns secretários, tendo a frente Wellington Brito Jerônimo, do Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Apoio Comunitário, de vários Vereadores, com destaque para o Vereador Erivaldo Brito, responsável direto pela concretização desta obra e da Lei Municipal que denominou a pessoa do homenageado. O Prefeito Glairton Cunha liderou as homenagens à comunidade, bem como as lideranças presentes.

#Jaguaretama156anos

#Agricultura 12/07/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO 1ª ETAPA TORNEIO LEITEIRO

A Secretaria de Desenvolvimento Rural Meio Ambiente e Apoio Comunitário promoverá a 1ª Etapa do Torneio Leiteiro que acontecerá de forma virtual no Município de Jaguaretama, essa etapa faz parte do Cronograma de Ações desenvolvidas por esta Secretaria que tem a frente o Sr. Wellington Brito, o mesmo trabalha incessantemente para o desenvolvimento das atividades produtivas no Município e justifica que está é uma forma de promover os produtores envolvidos na atividade que cada dia que passa ganha mais produtores e admiradores em nosso Município. A 2ª etapa terá a culminação na III EXPOTAMA que acontecerá no mês de Agosto do corrente ano.

#Agricultura 24/05/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Recebimento de 33 mil Kg de Milho no Programa Venda em Balcão da CONAB

A Secretaria de Desenvolvimento Rural Meio Ambiente e Apoio Comunitário, através do Departamento de Apoio Comunitário que tem a frente o servidor Hugo Santos, garantiu neste mês de Maio o recebimento de 33 mil Kg de Milho no Programa Venda em Balcão da CONAB, beneficiando vários pecuaristas em nosso Município, fazendo com que estes possam ter acesso a um preço mais competitivo no mercado.

#Desenvolvimento 10/05/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Abate de animais de nosso Município.

O Secretário de Agricultura Wellington Brito, esteve em reunião nesta quinta-feira com o Secretário de Agricultura de Jaguaribe Zé Ricardo, para tratar de assuntos referentes ao abate de animais de nosso Município. Na oportunidade estava conosco Eriko Medeiros Médico, Veterinário e responsável pelo SIM de Jaguaretama, Vancleber Vieira, Assessor da Secretaria e responsável pelo PNAE e nosso Técnico Josafá Rodrigues. Conversamos com o Médico Veterinário Henrique Diógenes sobre a parceria entre Municípios, bem como a melhor forma de atendimento aos nossos produtores no que diz respeito o abate de animais.

#Agricultura 03/05/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa 2021

Iniciou hoje (03/05) a primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa 2021, que vai até o dia 01 de JUNHO. A febre aftosa é uma doença grave que coloca em risco a saúde dos animais e prejudica a renda dos produtores. O meio mais eficiente de prevenção é a vacinação, então não perca tempo!

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Apoio Comunitário pelo número (88) 98186-0042.

#MeioAmbiente 29/04/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Programa Seguro Safra 2021/2022
#Agricultura 21/04/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Primeira entrega de alimentos do programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA).

A Secretaria de Desenvolvimento Rural Meio Ambiente e Apoio Comunitário de Jaguaretama, faz a primeira entrega de alimentos do programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), nesta segunda-feira (19).

São contemplados agricultores familiares que produzem em nossa cidade, onde os mesmos indicam qual produto poderá fornecer por meio do PAA, como frutas, hortaliças, carne diversa, bolo e dentre outros, estes produtos são comprados diretamente dos agricultores e doados às entidades educacionais.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma parceria entre o Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, Governo do Estado - SDA e o município de Jaguaretama, tal parceria foi firmada por meio de um termo de adesão, assinado no ano de 2020.

Os alimentos adquiridos neste primeiro momento pelo PAA beneficiarão os alunos da Creche Chapeuzinho Vermelho e Pingo de Gente, Instituto Imaculada Conceição, Hospital e Maternidade Bezerra de Menezes.

A entrega é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Rural Meio Ambiente e Apoio Comunitário, por nossa coordenadora do PAA Katiane Fernandes, onde os produtos são recebidos acondicionados em local apropriado e posteriormente entregue, tudo sob sua supervisão.

O prefeito Glairton Cunha afirma que programas com esta dinâmica fortalecem a comercialização dos produtos produzidos no campo, bem como a garantia de qualidade nos alimentos para o beneficiário, relata ainda que teremos a renovação desta parceria nos próximos anos.

"A ação chega em um momento de grande necessidade para as famílias neste período de Pandemia e também um forte incentivo para nossos agricultores que lidam no seu dia a dia com a agricultura familiar", enfatizou.

O Secretário Wellington Brito reforça que "A distribuição desses alimentos é uma ação importante da Prefeitura Municipal de Jaguaretama e que a Secretaria de Desenvolvimento Rural está trabalhando para garantir que mais famílias sejam beneficiadas e mais agricultores familiares participem do programa.

#Agricultura 15/04/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO AGENTE JOVEM AMBIENTAL: CANDIDATOS APROVADOS.

#ATENÇÃO | A SEMA divulga os AJAS APROVADOS após a análise da documentação.

As vagas remanescente serão preenchidas pelos candidatos do Cadastro Reserva. A SEMA fará, em até 30 dias, a convocação para o envio da documentação através do seu site e das suas redes sociais, nesse sentido, os candidatos do Cadastro Reserva devem ficar atentos ao site e às redes sociais da SEMA.

Link Aprovados: https://jaguaretama.ce.gov.br/publicacoes.php

Link SEMA: https://www.sema.ce.gov.br

Os AJAS APROVADOS devem continuar atentos ao site da SEMA para informes sobre as atividades do Programa.

Veja com atenção a data e a hora de Jaguaretama e acesse clicando no link na data e hora especificada, não deixe de participar! >> https://youtu.be/H3aUj8BH_aA

#Agricultura 09/04/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO PORTARIA SAF/MAPA N° 121, DE 19 DE MARÇO DE 2021.

PORTARIA SAF/MAPA N° 121, DE 19 DE MARÇO DE 2021.

Prorroga a vigência da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura

Familiar - Pronaf (DAP), devido ao estado de calamidade pública, reconhecido pelo Decreto Legislativo n° 6. de 20 de março de 2020, do Congresso Nacional, decorrente da pandemia da Covid-19 causada pelo Coronavírus.

O SECRETARIO DE AGRICULTURA FAMILIAR E COOPERATIVISMO DO MINISTERIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso das atribuições conferidas pela alínea "a" do inciso II do art. 33 do Anexo I do Decreto n° 10.253, de 20 de fevereiro de 2020, e

CONSIDERANDO o Decreto Legislativo n° 6. de 20 de março, de 2020. do Congresso Nacional. que reconhece o estado de calamidade pública. decorrente da pandemia causada pelo vírus Covid-19:

CONSIDERANDO as medidas emergenciais e temporárias de prevenção ao contagio do vírus Covid-19, determinadas no âmbito da União, Estados, Municípios e Distrito Federal:

CONSIDERANDO as restrições de locomoção e na prestação de serviços públicos, especialmente os presenciais que devem ser observadas para conter a proliferação do vírus Covid-19; e

CONSIDERANDO a necessidade de adoção de medidas que possibilitem minimizar os impactos econômicos e sociais da pandemia mundial do vírus Covid-19, especialmente em relação aos agricultores familiares e suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas, resolve:

Art. 1° Ficam prorrogados pelo período de 6 (seis) meses os prazos de validade das declarações de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) - DAP Ativas, que expirarão a partir de 31 de março de 2021 até 30 de setembro de 2021.

Parágrafo único. A prorrogação do prazo de validade de que trata o caput deste artigo aplica-se a todos os tipos de DAP Ativa, assim definida nos termos do inciso XIV do art. 2° da Portaria n° 523, de 24 de agosto de 2018, da extinta Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República.

Art. 2° Esta Portaria entra em vigor em 22 de março de 2021.

#Agricultura 24/03/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Programa de Aquisição de Alimentos

A SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL MEIO AMBIENTE E APOIO COMUNITÁRIO representada pela servidora Katiana Fernandes, participa nos dias 23 e 24 do ciclo de palestras do Programa de Aquisição de Alimentos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

Coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos: Mônica Macedo

Secretário de Desenvolvimento Agrário: Diassis Diniz

#Agricultura 22/03/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Candidatos Aprovados em Jaguaretama. Resultado Final - AJA

A SEMA divulga o RESULTADO FINAL com a relação dos(as) candidatos(as) selecionados(as) e cadastro reserva para o Programa Agente Jovem Ambiental - AJA.

INFORMAMOS QUE, APÓS A ETAPA DE RECURSOS, OS MUNICÍPIOS DE FORTALEZA, HORIZONTE, ITAPAJÉ e SOBRAL TIVERAM SUAS LISTAS REVISADAS, PARA OS DEMAIS MUNICÍPIOS O RESULTADO PRELIMINAR FOI RATIFICADO.

Os CANDIDATOS SELECIONADOS (Somente os SELECIONADOS) deverão enviar a documentação comprobatória através do site da SEMA.

ATENÇÃO: NÃO HÁ A NECESSIDADE DE QUE O(A) CANDIDATO(A) SELECIONADO(A) SE DESLOQUE PARA NENHUM LUGAR PARA A ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO. TODO O PROCESSO SERÁ FEITO DE FORMA VIRTUAL, RESPEITANDO ASSIM AS RESTRIÇÕES SANITÁRIAS VIGENTES NO NOSSO ESTADO.

A SEMA divulgará no seu site (www.sema.ce.gov.br), até o dia 29 de março de 2021, o acesso ao Sistema para envio da documentação.

#Agricultura 23/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Programa Hora de Plantar do Governo do Estado: Entrega de Sementes.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural Meio Ambiente e Apoio Comunitário em parceria com a Ematerce, entrega no Município de Jaguaretama quase 8 toneladas de sementes selecionadas de milho variedade, milho híbrido e sorgo forrageiro, além de palma forrageira e maniva. A distribuição tem como intuito fomentar aos agricultores e agricultoras com o Programa Hora de Plantar do Governo do Estado.

O olhar mais atencioso de nosso prefeito com o homem e mulher do campo nos dá margem para trabalharmos com fortes parcerias como a Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Ações como estas, fortalece a economia da nossa cidade e gera ocupação e renda para os nossos agricultores e agricultoras familiares", reforçou o Secretário de Agricultura Wellington Brito.

#MeioAmbiente 12/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO AGENTE JOVEM AMBIENTAL |Inscrições 12 a 26 de fevereiro.

AGENTE JOVEM AMBIENTAL |

Inscrições • Para participar, os jovens Jaguaretamenses têm que estar matriculados em escola pública ou ter concluído o Ensino Médio em uma. A escolha será por seleção pública e os beneficiados terão um auxílio de R$ 200 por mês, durante dois anos sendo que os inscritos deverão ter entre 15 e 29 anos de idade e não possuir vínculo empregatício

Para o Município de Jaguaretama serão destinadas 36 vagas, onde os jovens interessados em fazer sua inscrição no período de 12 a 26 de fevereiro, deverão comparecer na Secretaria de Desenvolvimento Rural Meio Ambiente e Apoio Comunitário, das 08:00 às 12:00h e de 13:30 as 15:30 de segunda a quinta e na sexta das 08:00 às 14:00 com os seguintes documentos:

a) RG;

b) CPF;

c) comprovante de Endereço atualizado ou auto declaração do jovem;

d) N° de inscrição atualizado do Cadastro Único para Programas Sociais - CadÚnico;

e) certificado de conclusão do ensino médio ou declaração atualizada da instituição de ensino

que, comprove cursar ou ter concluído o ensino médio em escola pública do Estado do Ceará.

#MeioAmbiente 10/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Entrega de sementes! Programa Hora de Plantar.

O programa HORA DE PLANTAR do Governo do Estado, tendo como parceiro nossa Secretaria de Desenvolvimento Rural Meio Ambiente e Apoio Comunitário atenderá em nosso Município na Safra 2020/2021, cerca de 1000 agricultores e agricultoras familiares. Essas sementes são recebidas através de investimentos via Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), a iniciativa do Governo do Ceará foi lançada no dia 8 de Janeiro e a partir de segunda dia 15 de Janeiro iniciaremos a distribuição de quase 4 toneladas de sementes, nas quais: Milho em duas variedades, sorgo e a palma forrageira num quantitativo de 150 mil raquetes, onde esta já iniciamos desde o Janeiro a distribuição devido a forma de acondicionamento das raquetes e grau de maturação.

O Secretário Wellington Brito afirma ainda que contar com a colaboração da SDA na pessoa do Dr Diassis Diniz o Dr Marcio Peixoto que nos dá suporte com projetos específicos e a participação direta da Ematerce na pessoa do Dr. Menezes no Escritório de Jaguaribe que junto com o Técnico Josafá Rodrigues é essencial para garantirmos esse direito ao produtor e produtora. Esse ano estendemos a parceria ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais- STTR, na pessoa de Evandira Melo, por entender a importância deste ente para o desenvolver da soberania agrícola.

#Agricultura 03/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Distribuição de 40000 alevinos de tilápia do Nilo, beneficiando cerca de 30 açudes comunitários.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural Meio Ambiente e Apoio Comunitário juntamente com a SDA, representada pelo responsável do Peixamento o Sr. Tafarel, distribui 40000 alevinos de tilápia do Nilo, beneficiando cerca de 30 açudes comunitários. Essas iniciativas vem a beneficiar a população campesina e também os pescadores do município. Segundo dados levantados por esta Secretaria ainda no ano de 2020, a colônia de pescadores gerou uma produção de aproximadamente 141 mil kg de pescados/ano, assim, esse tipo de ação garante uma fonte de renda, alimento de qualidade e seguridade alimentar aos beneficiários. Esse trabalho vem sendo coordenado pelo Assessor Vanclebe Vieira, onde se tem como base o aporte hídrico do reservatório, bem como a localização dentro do território Jaguaretamense.

#Agricultura 01/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Participação da Culminância da unidade demonstrativa em pleno uso para a Unidade Familiar, Morada Nova/CE.

Em visita, foi realizada no dia 19 de janeiro, no Sítio Patos - Sede Rural de Morada Nova, que tem como produtores o Sr. Luís e Sua filha Luziane, participamos da culminância da unidade demonstrativa em pleno uso para a Unidade Familiar, na oportunidade, conhecemos as técnicas de construção do Biodigestor entendemos também a forma de atuação e trabalho do Intituto Brotar, que trabalha também com reuso de água para a agricultura.

Agradecemos ao Secretário de Agricultura Edmundo e a Anderson Calixto, Técnico é nosso conterrâneo, por ter nos feito o convite para participar deste momento tão rico de informações.

Esteve presente na visita o Secretário de Agricultura Wellington Brito, o produtor Edilson e o criador Vanizio.

Segundo o Secretário Wellington Brito, essas tecnologias vem a somar para a unidade familiar, pois são técnicas extremamente simples, baratas e com alta eficiência, proporcionando uma alternativa economicamente viável e sustentável para produção de energia limpa para as residências rurais, diminuindo naturalmente os custos com aquisição de gás de cozinha ou até mesmo tendo sua substituição em 100%.

#Agricultura 22/01/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) informa!
#Agricultura 13/01/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO DIA DE CAMPO: 14 DE JANEIRO 2021 A programação do Dia de Campo terá como tema: TÉCNICAS DE CULTIVO E USO DA PALMA FORRAGEIRA.
#Agricultura 07/01/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO INFORMATIVO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, MEIO AMBIENTE E APOIO COMUNITÁRIO A Secretaria de Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, informa que aquicultores que possuem...
#Agricultura 09/12/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO ATENÇÃO, AMIGO PECUARISTA, QUEM CUIDA, VACINA! Prazo para compra da vacina aftosa é prorroado.
#MeioAmbiente 27/07/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO PAA Alimentos lança edital com aporte de R$ 8,5 milhões Jaguaretama consegue aumentar o recebimento do valor em 6x o antigo aporte encaminhado para o Município.
#MeioAmbiente 22/07/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Jaguaretama recebe nota máxima no índice de qualidade do meio ambiente! Jaguaretama recebe nota máxima no índice de qualidade do meio ambiente!
#Agricultura 13/07/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Município atende solicitação de Serviço de Inspeção Municipal no Estado do Ceará. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Meio Ambiente e Apoio Comunitário de Jaguaretama atendendo à solicitação da Aprece.
#Agricultura 02/07/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E APOIO COMUNITÁRIO Ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural Meio Ambiente e Apoio Comunitário. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
www.jaguaretama.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 10:56:16